Redes sociais

Postagem em destaque

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Imagem
A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum (com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se ajustar ao seu meio. Neste caso, o …

Não se entregue ao desespero - Lute

psicologa sulamerica


 "Desesperar Jamais, 
aprendemos muito nestes anos
afinal de contas não tem cabimento
entregar o jogo no primeiro tempo"

 Ivan Lins e Vitor Martins


Ao comparar as adversidades com um jogo, os compositores nos permitem compreender a situação como um jogo onde é possível ganhar ou perder. 

Mas quando as derrotas surgem, o sentimento natural é a desesperança: parece que a vida não tem mais sentido, e que não adianta mais lutar. Este sentimento é legítimo, uma vez que as adversidades muitas vezes, implicam em perdas importantes. 

Porém, é preciso que haja tomada de consciência sobre a realidade dos fatos, a fim de se promover a justa equação sobre o que foi perdido, o que deve ser recuperado, o que vale ou não a pena fazer. Isto exige reflexão.

Desesperar jamais, pois é preciso manter uma visão realista dos fatos para contornar as adversidades e compreender o que pode ser tentado para minimizar a situação. Nem sempre é fácil, por isso convém buscar ajuda.

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas que amam demais

É impossível ser feliz sozinho?

Quando Procurar Terapia?

Ter ou não ser: eis a Questão!!

psicologa convenio bradesco

A Arte de dizer NÂO

Psicologa Amil em SP

O amor não correspondido

Traição: como lidar.

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a paixão começa - sintomas da paixão

Pessoas que amam demais

É impossível ser feliz sozinho?