Redes sociais

Postagem em destaque

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Imagem
A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum (com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se ajustar ao seu meio. Neste caso, o …

Você se considera uma pessoa especial?


Você se considera uma pessoa especial?

 
psicologa saúde Bradesco Sp; Psicologa Amil sp, Psicologa sulamérica Sp

(Envie este texto para todas as pessoas especiais que você conhecer).

Ok! você é inteligente, bonito(a), afetuoso(a), etc. Possui diversas características admiráveis. E imagina que por causa disso, seja querido (a), por todos. 

Só que não.....nem sempre é assim.

O simples fato de você ter qualidades não o(a) torna alguém tão especial assim. Algumas pessoas podem admirar suas qualidades, mas certamente, conhecem outras pessoas com qualidades equivalentes, o que o(a) torna menos especial.


Mesmo que você tenha boas qualidades, é importante manter a humildade e respeitar os limites de aceitação dos outros. Algumas pessoas realmente não sabem apreciar boas qualidades; outras simplesmente acham que exibi-las é apenas uma forma de você se evidenciar.   Por isso, é importante manter o senso crítico sempre ligado, para evitar passar dos limites e abusar das pessoas a seu redor.

Não tente ser especial.
Seja apenas uma pessoa grata pelo afeto que recebe, e saiba retribuir. Certamente isto o fará uma pessoa inesquecível.

psicologa saúde Bradesco Sp; Psicologa Amil sp, Psicologa sulamérica Sp

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas que amam demais

É impossível ser feliz sozinho?

Quando Procurar Terapia?

Ter ou não ser: eis a Questão!!

psicologa convenio bradesco

A Arte de dizer NÂO

Psicologa Amil em SP

O amor não correspondido

Traição: como lidar.

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a paixão começa - sintomas da paixão

Pessoas que amam demais

É impossível ser feliz sozinho?