Redes sociais

Postagem em destaque

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Imagem
A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum (com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se ajustar ao seu meio. Neste caso, o …

"Não adianta nem tentar me esquecer": Porque é difícil esquecer alguém

*Psicologa Sulamérica*

A ruptura em um relacionamento (mesmo os piores!!) gera uma sensação de pesar (luto), geralmente vivenciada em cinco fases. Em cada fase, os sentimentos ruins se modificam até que sejam substituídos por outros.


Porque é difícil esquecer alguém?

É difícil esquecer alguém porque tendemos a alimentar lembranças boas e cultuar as ruins:

 As boas lembranças alimentam nosso corpo de sensações boas, como se fosse uma droga e desta forma é difícil resistir ao hábito de cultivá-las.

Já as más lembranças podem ser entendidas como tentativas de reparação, e por isso conduzem a sentimentos como culpa, remorso e raiva.

Portanto, se você está decidido (a) a esquecer alguém, é importante ter firmeza na decisão e evitar as lembranças, tanto boas, quanto ruins.



Psicologa BradescoPsicologa AmilPsicologa SulamericaPsicologa em SPPsicologa

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas que amam demais

É impossível ser feliz sozinho?

Quando Procurar Terapia?

Ter ou não ser: eis a Questão!!

psicologa convenio bradesco

A Arte de dizer NÂO

Psicologa Amil em SP

O amor não correspondido

Traição: como lidar.

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a paixão começa - sintomas da paixão

Pessoas que amam demais

É impossível ser feliz sozinho?