Redes sociais

Postagem em destaque

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Imagem
A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum (com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se ajustar ao seu meio. Neste caso, o …

Por que dizer "EU TE AMO" é tão difícil



Por que dizer "EU TE AMO" é tão difícil
A resposta parece simples, mas não é.



psicologa saude bradesco em sp



A expressão "EU TE AMO" traduz um conjunto de sentimentos nobres (cuidado, apego, carinho, amizade, aceitação, comprometimento, intimidade, doação, respeito, admiração). E por serem nobres são muito frágeis.


Quando se ama alguém, espera-se (no mínimo) o mesmo sentimento. Poucas pessoas conseguem dar  um amor incondicional. 

Ao declarar que amamos alguém, estamos dizendo que a presença deste indivíduo em nossa vida promove bem estar, leveza, aumenta nossa libido e autoestima; melhora nosso humor, faz nossos olhos brilharem de contentamento; promove uma "chuva de endorfinas" capaz de nos curar da tristeza e da apatia. Isto equivale a dizer que se esta pessoa não quiser nosso amor, possivelmente passaremos pelo processo inverso: mal estar, mau humor, dificuldade pra dormir, pra trabalhar, tristeza, desânimo, apatia, etc.

Portanto, declarar o amor para alguém pode ser uma arma perigosa: nunca se sabe o que o outro têm em mente, e de que forma pode usar isso contra nós, para nos fazer sofrer.

Por isso, as pessoas tentam esconder o que sentem fazendo joguinhos, contando mentiras, deixando de procurar o outro pra não ter de lidar com as emoções.

Se isto fizer sentido, seria bom conversar abertamente com a pessoa amada, tratar dos pontos frágeis do relacionamento e deixar bem claro que seu amor pode não durar muito se a relação for abusiva. 

Postagens mais visitadas deste blog

"Não adianta nem tentar me esquecer": Porque é difícil esquecer alguém

Quando Procurar Terapia?

O que é o amor?

É impossível ser feliz sozinho?

Quando a Psicoterapia Funciona

amores pesados

Discutir a relação é útil?

Término de relacionamento. Por que a superação é tão difícil?

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Psicóloga São Paulo | Crianças, adultos, casais | psicologa convenio | Psicologa Planos de saude | Bradesco | Amil | Sulamerica

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a paixão começa - sintomas da paixão

Pessoas que amam demais

É impossível ser feliz sozinho?