Postagem em destaque

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Imagem
A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum (com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se ajustar ao seu meio. Neste caso, o …

Conheça meu trabalho

Visualizar meu perfil



Meus principal objetivo, como psicóloga, é colaborar para a promoção do bem estar emocional e social dos meus pacientes. Como Neuropsicopedagoga, é transmitir a eles conhecimentos sobre o seu funcionamento cerebral, para que possam compreender como funcionam, aprendendo a diagnosticar situações de ansiedade e estresse, e aprender comportamentos mais saudáveis, promovendo mudanças em si mesmos e talvez, no meio em que vivem.



Terapia Cognitivo-Comportamental


Na clínica, os primeiros atendimentos visam o estabelecimento de vínculo, pois não existe a menor possibilidade de trabalho se não houver aliança entre o terapeuta e o cliente. Deixo o cliente a vontade para falar de si mesmo e suas queixas.

Os atendimentos clínicos são focados na Modificação das distorções cognitivas, ou seja,

  • identificação e modificação dos pensamentos disfuncionais;
  • identificação e modificações de crenças - sobre si mesmo, o mundo, e o futuro;
  • identificação e modificação de comportamentos que lhe trazem prejuízos.
Como material de apoio utilizo a música, os filmes, leituras, desenhos, pinturas, etc...




Além dos textos publicados aqui, eu também escrevo para sites como Portal Educação, Recanto das Letras. Faço Palestras sobre Amor, sexo e TraiçãoDepressão (Mitos e Verdades) e Auto Estima.

Estou terminando de escrever o livro: "As dificuldades de relacionamentos", que em breve será disponibilizado para todos.

Muito Obrigada pela sua atenção.

Paz e prosperidade


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas que amam demais

A Arte de dizer NÂO

É amor, só sexo ou amizade?

Como lidar com a rejeição.

Por que alguns encontros românticos não vingam

Psicologa Amil em SP

Psicologa Saúde Bradesco, SP

Sintomas da Paixão

É impossível ser feliz sozinho?

Quando a paixão começa - sintomas da paixão

Postagens mais visitadas deste blog

Por que alguns encontros românticos não vingam

É impossível ser feliz sozinho?

Pessoas que amam demais