O conceito de Inveja na Psicologia

 

O conceito de Inveja na Psicologia

Algumas pessoas, que desconhecem o conceito de inveja, usam-no inadvertidamente.
 
O conceito de Inveja na Psicologia


É comum confundir inveja com admiração, mas existem diferenças.

Além disso, muitas pessoas são alvo da inveja alheia, e por questões de modéstia não se dão conta, e acabam sendo prejudicadas, sem perceber.

Outras, desenvolvem uma admiração tão grande, que acabam por desenvolver um sentimento de inveja inconsciente.

Em resumo: a inveja não é um sentimento bom.

Mas a Psicologia explica.

A INVEJA  etimologicamente significa “não ver”:

 Essa definição nos remete à própria etimologia da palavra inveja, formada pelos étimos latinos in (dentro de) + videre (olhar), que indicam claramente o quanto esse sentimento alude a um olhar mau que penetra no outro. Essa alusão acabou por se disseminar em diferentes expressões populares, tais como mau olhado, olho grande, olhar que seca pimenteira, entre outras. (Figueiredo; Ferreira, 2011, p. 181)


Trata-se de um sentimento arcaico que remete à falta de algo que o outro tem e nós não temos, podendo ser latente ou manifesta.

É latente quando o indivíduo percebe que está em desvantagem perante algo ou alguém. Quando tem consciência disto, desenvolve mecanismos para lidar com isso. 

Tais mecanismos podem ser saudáveis ou não. 

Um destes mecanismos é a negação: ao perceber que o outro recebeu algum benefício, o indivíduo invejoso tende a desvalorizar a conquista alheia, negando o quanto gostaria de estar no lugar do outro. 

Pode ainda, negar o mérito do outro, pois ao diminuir o outro perante seus olhos, o impacto da conquista alheia perde o peso e ameniza o sentimento de inveja.

Outra defesa é a racionalização, quando o indivíduo tende a buscar explicações racionais, para fugir da emoção negativa de perceber que o outro avançou alguns passos.

“Claro que ela tirou notas boas. Passou a noite inteira estudando. Não fez mais do que obrigação”.


Admiração x Inveja



Quando falamos de “inveja branca”, não estamos nos referindo ao mesmo conceito, uma vez que esta “inveja branca” pode ser entendida como “Admiração”. 

A diferença básica é que na admiração não há desejo de destruição do outro e sim uma tendência à imitação (que pode ser bastante prejudicial se não houver parâmetros, já que pode ser entendida como uma espécie de roubo de identidade).


O desejo de destruição


O desejo de destruição  surge  para eliminar os parâmetros de comparação. É como se um time de futebol pudesse massacrar o time adversário que ganhou a partida, apenas pra esquecer a derrota.


Onde nasce a inveja?


Melanie Klein (1991) aponta que a inveja é uma emoção muito arcaica que remonta ao nascimento, no sentimento de frustração que surge no momento em que as necessidades não são atendidas. 

A frustração  é o sentimento oriundo da ausência de gratificação, que remontaria ao sentimento de raiva por precisar de  (ou desejar)  algo inacessível (em dado momento).


Como se manifesta

O desejo de destruição existe para eliminar os parâmetros de comparação e se manifesta pela negação:

"Eu não queria mesmo....""Nem reparei que você tingiu o cabelo"

Neste caso há uma tendência a destruir o objeto de forma subjetiva. Por não existir a possibilidade de destruir o objeto que incomoda de forma objetiva, o invejoso o faz de forma subjetiva, desviando o olhar daquilo que tanto o incomoda. 


Ou pela racionalização:

“Claro que ela tirou notas boas. Passou a noite inteira estudando. Não fez mais do que obrigação”.

Nestas circunstância, a tendência é minimizar os méritos do outro, simplificando o processo e banalizando os méritos.

Outra forma de manifestação muito presente nos diversos contextos, é a tendência de algum indivíduo se colocar na posição de objeto de inveja: em geral, têm dificuldades em reconhecer suas limitações, passando a viver em um mundo imaginário de superioridade. 

Estas pessoas acreditam que o outro o persegue, uma vez que não consegue lidar com sua pouca habilidade de solucionar conflitos, e adaptar-se aos novos contextos.


Inveja Branca


Quando falamos de “inveja branca”, não estamos nos referindo ao mesmo conceito, uma vez que esta “inveja branca” pode ser entendida como “Admiração”. 

A diferença básica é que na admiração não há desejo de destruição do outro e sim uma tendência à imitação (que pode ser bastante prejudicial se não houver parâmetros, já que pode ser entendida como uma espécie de roubo de identidade).


Referências


FIGUEIREDO, Maria Flávia; FERREIRA, Luis Antonio. Olhos de Caim: a inveja sob as lentes da linguística  e da psicanálise. Sentidos em movimento: identidade e argumentação. Coleção Mestrado em Lingüística. 2011 - publicacoes.unifran.br

KLEIN, Melanie. Inveja, Gratidão e outros trabalho. Rio de Janeiro. Imago: 1991.

Como a Psicóloga Sp pode me ajudar?



 CRP-SP 06-121677

Psicóloga Clínica em SP



Local de Atendimento -  Consulta Psicológica presencial

Localização:  O consultório da Psicóloga SP fica localizado na: 
Avenida Paulista, 2001 - cj 1911 - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-931.

 Agendamento


terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp
Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta