Síndrome de Otelo
A Síndrome de Otelo é o conjunto de comportamentos que caracteriza o ciúme patológico. É uma referência à obra de Shakespeare, cujo personagem, cego de ciúme, mata sua esposa Desdêmona, por acreditar que o havia traído. Mas será que a Síndrome de Otelo tem cura?
Ciúme patológico
Ciúme patológico
São conjuntos de reações de ciúme agudas e infundadas.Saiba mais.
Quando se envolve com alguém, é comum que a insegurança aumente, pois acredita que "quando ele (ela) descobrir que não tenho valor vai me abandonar". Deste modo, toda e qualquer aproximação parece ameaçadora. Aliás, todo e qualquer pensamento de abandono é vivenciado como real.
A patologia começa no ponto em que o indivíduo acredita que seus pensamentos são reais, distorcendo evidências contrárias, de modo a justificar suas ideações e se comportar como se isto fosse real. Em outras palavras: desenvolve pensamentos paranoides.
Neste ponto, há uma tendência a seguir a pessoa amada, vasculhar seus pertences, exigir senhas das redes sociais, brigar por qualquer coisa, etc.
Em alguns casos, os indivíduos podem até discutir com amigos (as) de seu (sua) parceiro (a), causando situações extremamente desagradáveis e constrangedoras.
De modo geral, a pessoa ciumenta tende a alimentar crenças de desamor e menos valia, o que a leva a imaginar que não seja merecedora de afeto, ou que recebe afeto insuficiente. Suas bases afetivas geralmente foram constituídas de modo precário longo da vida:
Possivelmente não recebeu atenção suficiente ao longo do desenvolvimento, passando a cobrar dos parceiros afetivos é comum que a insegurança aumente, pois acredita que "quando ele (ela) descobrir que não tenho valor, certamente vai me abandonar".
Reações de ciúme exageradas
Ás vezes, o parceiro (a) é visto conversando com alguém e isto nem sempre quer dizer que esteja acontecendo algo, mas no primeiro momento você poderá julgar que sim.
- o (a) parceiro (a) é acusado injustamente de flerte com uma terceira pessoa, sem nenhuma evidência;
- são baseadas em suposições;
- buscam evidências no passado do (a) parceiro (a) para justificar comportamentos que ocorrem no presente;
- exigem satisfações de terceiros sobre supostos envolvimentos com o (a) parceiro (a);
- demandam tempo, dinheiro e outros recursos na busca por evidências de infidelidade.
É normal que alguém sinta ciúmes de seu parceiro afetivo quando ele ou ela modifica drasticamente comportamentos, ou demonstra interesse por outra pessoa de forma explícita e inequívoca.
No entanto, existem muitas ocorrências de ciúme que não têm fundamento algum. Quando são exageradas, colocando a relação em risco, podemos dizer que se trata de ciúme patológico.
Causas
Em geral, não há uma causa específica, mas diversos fatores em conjunto que poderiam colaborar para a formação deste quadro. Vou elencar apenas algumas, sem a pretensão de esgotá-las:
- Formação de apego inseguro na infância;
- Medo exagerado da solidão;
- Dificuldade em iniciar relacionamentos;
- Sentimento crônico de inferioridade;
- Incapacidade de receber afeto: o indivíduo não consegue sentir-se amado, mesmo diante das maiores demonstrações;
Dentre outras.
Consequências do ciúme patológico
As demonstrações excessivas de ciúme só servem para um propósito: dizer ao parceiro afetivo o quanto ele é desejável. Obviamente, isto acaba se tornando um entrave na relação afetiva, uma vez que o parceiro talvez nem imaginasse que pudesse ser alvo de disputa, o que faz com que sua autoestima aumente. Por isso, as demonstrações excessivas de ciúme podem ser o trampolim para a traição.
Imaginando que o parceiro afetivo seja realmente atraente, que chame atenção de outras pessoas (o que é bastante frequente): as demonstrações excessivas de ciúme poderão ser interpretadas de duas formas:
1 - como mensagens de desconfiança, como se o ciumento quisesse diminuir o parceiro, colocando-o na condição de indivíduo não-confiável;
2 - como mensagem de inveja, pelo fato do outro ter condições de atrair mais parceiros.
Tratamento
O tratamento do Ciúme Patológico
A terapia de casal, aliada a terapia individual tem demonstrado que é possível superar este quadro, reduzindo os pensamentos obsessivos de traição e comportamentos compulsivos de perseguição e acusação a níveis aceitáveis.
O tratamento pode ajudar a resgatar os objetivos iniciais da relação, ampliando as trocas afetivas e o bem estar emocional, afinal é pra isso que nos relacionamos....
Obrigada pela leitura.
Se copiar, cite a fonte. Lembre-se que plágio é crime, conforme a lei 9610/18
Conteúdo protegido por direitos autoriais. Todos direitos reservados.
Artigo criado pela CRP-SP 06-121677. Formação: Currículo Lattes
Missão: oferecer um espaço seguro e confidencial para que seus clientes possam explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, e trabalhar em direção a uma vida mais saudável e satisfatória.
Visão: Sua abordagem é adaptada às necessidades e objetivos específicos de cada cliente, com foco em ajudá-los a superar desafios emocionais, psicológicos e comportamentais.
Valores: Acredita que a psicoterapia é uma ferramenta valiosa para aprimorar o autoconhecimento e o bem-estar, e estou comprometido em fornecer um ambiente de apoio, empatia e compreensão para cada pessoa que busque seus serviços.